Colposcopia
- dlinegestao
- 3 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
A Colposcopia não é um exame de rotina, mas é de grande importância para a saúde da mulher. Ele, geralmente, é solicitado pelo médico quando surge alguma alteração no resultado do Exame de Preventivo (Papanicolau).

O objetivo principal do exame é identificar lesões causadas pelo HPV, que podem evoluir para câncer de colo de útero, de vagina ou vulva. Durante o exame, o médico irá procurar por áreas com sinais de anormalidades
Como é feito?
Através de um aparelho com lentes de aumento (colposcópio) avaliamos de maneira detalhada o canal vaginal e o colo uterino.
É necessário a passagem do espéculo vaginal (o mesmo aparelho usado para colher o Papanicolau), com a paciente em posição ginecologia. O trato genital inferior será visualizado com colposcópio, posicionado a alguns centímetros de distância.
O exame normalmente gera um desconforto, mas não é para ser uma experiência dolorosa.
Para realizá-lo usamos dois reagentes, o ácido acético à 3% e a solução de Lugol (contém iodo) que podem causar uma leve ardência. Estes reagentes permitem melhor visualização das alterações colposcópicas, que quando presentes, devem ser biopsiadas e o material avaliado por um patologista.
Tem duração de 10 a 20 minutos.
Agende sua consulta.
Comments